Checklist de viagem - 12 dicas para antes do embarque!

Sempre digo que a viagem começa na escolha do roteiro, depois na compra do pacote e em cada momento que antecede o embarque. Louca por viagem começo um checklist enorme, mas que resumi com 12 dicas neste post, para ajudar outros viajantes. 

Faltando uma semana!
1- É hora de  checar documentos, remédios que vai levar e já levar e passar os looks que vai para a mala. 
  • Dica: faço uma lista simples, anotando apenas o que vou precisar, sem quantidade. Quando lembro de mais alguma coisa, acrescento a lista. No dia de arrumar as malas, tenho ela sempre ao lado para não esquecer nada.

Faltando 6 dias!
2- Salve seus documentos (passaporte, RG e cartões de crédito) em uma pasta como Google Drive e compartilhe os links pessoas de confiança (verifique se os documentos estão atualizados). Eu também imprimo e plastifico os documentos.

3- Informe seu banco o período da viagem. Se possível, habilite o cartão de crédito e também saques para o exterior. Sempre acrescento 2 ou 3 dias a mais do que o roteiro caso haja alguma emergência. 


Faltando 5 dias
4- Faço backup das fotos do celular e cartões de memória (no Google Fotos). Nunca se sabe!

5- Confiro e imprimo todas as reservas e comprovantes de pagamento (voucher, hotel, aluguel de carro, seguro viagem, até os mapas...muito eu). Por mais que esteja tudo no meu smartphone, o velho e bom papel não falha. Melhor estar preparada.


Faltando 4 dias
6- Uma coisa importante, ainda mais para viagens longas, é cuidar das contas da casa. Deixe tudo pago ou agendado. Além de reservar um tempo para dar uma geral nos alimentos perecíveis, lavar as roupas, deixar tudo em ordem.

7- Dia também de pegar as malas e dar uma geral. Limpar, deixar arejando e já colocar tag de identificação.


Faltando 3 dias
8- Hora de preparar as necessaires (até pq ainda da tempo de comprar o que falta). Faço necessaires separaras como itens de higiene pessoal, que ficarão no banheiro; cremes e protetores que posso deixar no quarto, em outra bolsinha; remédios em outra; maquiagem em outra; carregadores dos eletrônicos mais adaptador de tomada; enfim, de acordo com a necessidade, faço uma nova bolsinha.


Faltando 2 dias
9-Já estamos com nosso T-Mobile em mãos (chip internacional) mas, por via das dúvidas, também salvo os mapas offline no Google Maps no celular.

10- A esta altura já estou com todas as roupas sapatadas. Começo a montar as malas 2 dias antes e cada vez eu tento diminuir a quantidade de coisas a levar. Tenho me surpreendido. Em voos domésticos só tenho levado mala de mão! 


Faltando 1 dia
11- Quase na hora, revejo os itens que levarei para o voo. Livros, fones, os apps de músicas ou filmes (Spotify e Netflix), verificar as baterias dos eletrônicos e levar os carregadores, já que algumas aeronaves oferecem entradas USBs para carregar tablets e celulares. 


No dia!
12- Deixe a casa em ordem. Confira se está tudo desligado e se nada vai estragar na sua geladeira, reveja seu checklist, afivele as malas e se jogue em mais uma aventura. Pegue o passaporte (ou os documentos necessários), os vouchers, divida o dinheiro em vários lugares e, bora para mais um roteiro inesquecível! 


Boa viagem!!!

Comentários

Popular Posts