O que fazer em Gonçalves, Sul de Minas Gerais

A pequena e aconchegante Gonçalves, no Sul de Minas, me encantou de cara. Clima de montanha, muito verde, cachoeiras, ar puro e, em se tratando de Mina Gerais, muita comida boa. A cidade com pouco mais de 4 mil habitantes é para quem procura sossego, bom atendimento e pousadas de qualidade. Nós ficamos na Pousada do Rio e indico de olhos fechados, pois nunca fiquei em uma pousada, em meio a natureza, tão limpa e organizada. 

Mas falaremos sobre Gonçalves. O centrinho da cidade dá para caminhar e conhecer tudo a pé. Paramos o carro em frente a igreja, coincidentemente é da mesma padroeira de Nova Odessa, Nossa Senhora das Dores. A igreja, linda (pois adoro entrar e fazer um pedido nas igrejas que nunca entrei), fica perto da famosa padaria florida.


A esquina florida é a São Francisco Padaria e Confeitaria. Inclusive quando contei em uma palestra para estudantes de moda da Unisal Americana, a convite da amiga Cássia Fossaluza Ferreira, uma aluna, a Paula @plpzn me indicou a coxinha deste lugar. Realmente a coxinha é deliciosa e o preço bem baixinho (não gastamos 10 reais com 2 coxinha s enormes e 1 refrigerante). Mas o lugar também tem muitas opções de delícias de dar água na boca, mas o que mais me encantou foi que acabei esquecendo minha bolsa lá, o primeiro lugar que passamos em Gonçalves. A noite, quando senti falta da bolsa liguei na padaria mas já estava fechada. No outro dia, às 6h da manhã, horário em que a padaria abriria, liguei lá e, para minha surpresa, a bolsa estava lá, guardada e intacta pra mim. Fiquei imensamente grata a todo mundo de lá.




Além da padaria, o que não faltam são opções de lanchonetes e restaurantes para conhecer. Almoçamos no Paulo das Trutas, que já conhecíamos de Monte Verde e lá também tem. Lá tomamos um chopp produzido na cidade, chamado Três Orelhas. 


Também conhecemos o Janelas com Tramelas, uma esquina linda que nos fez parar e entrar. O cardápio nos deixa na dúvida com opções fantásticas, mas  escolhemos a porção de “mandioca metida a besta”, com mandioca frita, que ganha uma camada de de carne seca, cebola e queijo derretido. São mais de 400 gramas desta delícia. O lugar é lindo, cheio de pequenos detalhes como objetos antigos espalhados pela decoração. O atendimento também é excelente!



Ainda caminhando pela cidade passamos pelo Armazém São Bento, que tem um quintal convidativo para sentar, tomar um café e saborear muitas delícias, grudado ao Chalézinho Gastrobar e ao Amama, uma sorveteria saudável, com produtos orgânicos e sabores diferentérrimos. Logo em frente tem um lugar charmoso chamado Quintal da Bel, que é restaurante e bar.






Outros lugares que me encantaram: Bendita Villa, um lugar escondidinho e maravilhoso, com chás diferentes, lencinhos especiais, doces, fora a decoração daquele cantinho todo rosa e azul pastel. A loja Chic na Roça, uma loja de decoração, também vale a parada, bem como a loja Dona Terra, a Senhora das Especiarias e muito mais. Me empolguei né? Mas que lugar lindo. Ah, a cidade também é reconhecida pela produção de alimentos orgânicos, tem inclusive um mercadinho bem legal.









Porém, Gonçalves não é só um lugar de comilanças e compras, tem muita coisa para fazer. Como ficamos apenas uma noite na cidade, aproveitamos o domingo para fazermos um passeio até a cachoeira sete quedas, já que já tínhamos passeado pela cidade, e fomos neste lugar até por uma indicação e amamos. Ficamos um tempinho sentados ali nas pedras só curtindo aquele barulhinho e o clima da cachoeira. Como estava um pouco frio, tive coragem de entrar apenas com os pés na água, mas já foi bom demais.




Enfim, para os amantes de trilhas e natureza, ainda mais em passeios de 4x4, por exemplo este é um lugar imperdível. Ah, vale lembrar que em Gonçalves você se liga a natureza e desliga das tecnologias, só quem tem a operadora Vivo que consegue conexão por lá, fica a dica. Inclusive tenho vários stories no Instagram, veja lá!

Comentários

  1. Qué graça de lugar! E a comida parece maravilhosa!

    ResponderExcluir
  2. Que post incrível! Apaixonado por essa cidadezinha que é uma ilha em meio a esse paraíso de verde! Quero muito conhecer!

    ResponderExcluir
  3. Sou apaixonada pelo sul de Minas Gerais! Amei seu post com as dicas, inclusive gastronômicas! Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Que graça esse lugar.. adoro a vibe de lugar de interior (passei minha infância indo todas as férias para interior do Rio). Os lugares (lojas, restaurantes..) tem uma decoração fofa, com cara de casa de Vó!!! Essas cachoeiras são show!!!

    ResponderExcluir
  5. Gente Gonçalves é realmente linda, lendo seu post eu fiquei triste, porque Em janeiro fizemos um roteiro mega bacana, de Campos do Jordão a Monte Verde, pra passar o dia em Gonçalves, o problema é que choveu demais e nos foi aconselhado a não pegar (o atalho) a estrada de terra pra chegar lá e passar o dia. Demos a volta e fomos direto pra Monte Verde. Uma pena! Agora vendo o seu post fiquei com muita vontade de voltar!!!

    ResponderExcluir
  6. Apaixonei nessa cidadezinha... BH e suas surpresas! quanto charme! Uma vez nos perdemos em uma cidade chamada Fama. Tudo nos surpreendeu por lá também. Mas Gonçalves está na nossa próxima rota. Amei!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Popular Posts