Os encantos de Paraty/ RJ!

Resolvemos ir para Paraty de uma hora para outra e, em um bate e volta com apenas uma diária na Pousada Parque da Mata lá fomos nós. Saímos de casa 3h40 da manhã e às 9 horas já estávamos em Paraty com duas rápidas paradas, uma para o café da manhã e outra em Aparecida.
A viagem já começou pelo caminho. Na Dutra passamos em Aparecida e depois de agradecer muito no Santuário de Nossa Senhora Aparecida, usamos as dicas do Google Maps e seguimos até Guaratinguetá onde seguimos pela estrada Cunha- Paraty, que é o antigo trecho da RJ-165 que corta o Parque Nacional da Serra da Bocaina, o antigo Caminho do Ouro. O mais fascinante é passar por 9,4 quilômetros dentro da reserva e chegar exatamente no trevo de Paraty. A bela estrada (bem sinuosa também), conta com 49 quilômetros que conecta a cidade paulista do Vale do Paraíba até a charmosa cidade do sul fluminense (lembrando que Paraty já é RJ).
Bom, no dia em que fechamos a pousada, já contratamos também um passeio com a Paraty Tour na escuna Netuno II, para conhecer as ilhas de  Paraty, tudo pelo Whatsapp. Nosso passeio saiu às 11 horas do cais no Centro Histórico e durou cerca de cinco horas e passeamos por quatro ilhas.
A escuna é linda, limpa e com um serviço de bordo excelente. O bilhete é individual e custou R$ 90,00 cada e vale muito a pena. Não podemos esquecer que Paraty está localizada no litoral sul do RJ, que é uma área privilegiada por uma natureza exuberante, de água quentinha, transparente e de coloração verde esmeralda.
Tivemos um tempinho para mergulho livre ou com macarrão (para flutuação) em todas as ilhas. Quem não quis nadar, pode ir de bote da escuna até a praia. As ilhas que conhecemos foram:

Praia Vermelha: água quentinha (mas sem peixinhos), praia deserta e mar bem calmo. Na saída desta praia já fizemos os pedidos para o almoço porque a equipe já inicia os trabalhos na cozinha da escuna.

Ilha Comprida: é impossível não querer mergulhar naquela água azul piscina transparente e cheia de peixinhos. Chamada de aquário natural a ilha é rodeada de corais e cardumes gigantes de peixinhos de todos os tipos, Vimos até um baiacu (aquele peixe que infla igual ao do desenho do Nemo).
Lagoa Azul: A parada na Lagoa Azul, que na verdade é verde esmeralda e linda, é estratégica para a hora do almoço, porém, é liberado o mergulho também.

Praia da Lula: bem como na ilha comprida, os peixes e corais no entorno da ilha são grandes atrativos para quem mergulha com snorkel. Levamos as nossas máscaras e nadadeiras e deu supercerto. Terminamos o passeio encantados com tudo aquilo. Vimos mais beleza natural e peixes diferentes nas ilhas de Paraty do que no passeio aos recifes de fora em Porto Seguro.

O passeio terminou e fomos para a pousada, que ao pé da serra é um charme toda laranja e rústica. Bom atendimento, limpeza e tranquilidade. Escolhemos a pousada Parque da Mata pela nota do Booking e pelo preço, pois achamos ótimo o custo beneficio e não nos decepcionamos. Agora que conheço, indico tranquilamente. O local fica um pouquinho longe do Centro, mas sem problemas.
A noite decidimos caminhar no Centro histórico que é lindo, ainda mais com as luzes amarelas iluminam os charmosos casarios coloniais.


Jantamos no restaurante Margarida Café. Inicialmente paramos pelo som agradável naquele casa linda de esquina datada de 1829. Nos apaixonamos e entramos no restaurante que é lindo. Chopp geladíssimo para a noite quente, som agradável e um atendimento top. Comemos truta com legumes e risoto de abóbora com carne seca. Tudo bom demais!
No domingo, queríamos aproveitar alguma praia da cidade e aceitamos a dica da recepcionista da pousada e fomos passar o dia na Ilha dos Cedros.  São 18 quilômetros do Centro de Paraty, pela Rio-Santos, sentido RJ. 

No caminho tem umas placas sobre a travessia para a Ilha dos Cedros e Ilha do Pelado e nesta parada tem um estacionamento. Dali se faz uma trilha curtinha de 2 minutos e chega na Praia de São Gonçalo. Lá pegamos uma embarcação (por R$ 25,00 ida e volta) até um paraíso de água calma e quentinha chamado: Ilha dos Cedros
O local tem estrutura com barracas de praia com ótimos serviços, o que dá para ficar tranquilamente por lá.  Ficamos no Bar do Nelson, onde tomamos o Astronauta original, um caipirinha de maracujá e limão dos deuses.
Infelizmente tivemos que ir embora às 14 horas para podermos voltar para casa (afinal de contas, tínhamos cinco horas de estrada pela frente). A dica é, se for à Paraty, vá conhecer este paraíso!

Comentários

Popular Posts