And the Oscar goes to…Ouro Preto!

Assistindo as premiações do Oscar 2019 pensei, se tivesse que dar um Oscar para um lugar que conheci no ano passado sem dúvida daria para Ouro Preto. Não é a toa que o local foi o primeiro lugar do Brasil a ser considerado Patrimônio Mundial da Unesco. É uma cidade encantadora e que vale muito a pena ser visitada.
No retorno da nossa road trip São Paulo x Sul da Bahia, em outubro de 2018, paramos em Belo Horizonte, onde pernoitamos e, após encontrar amigos para o café da manhã, seguimos viagem. Claro, ainda em BH, fizemos uma paradinha na Pampulha para fazer uma fotinha ao lado da Igreja da Pampulha, que projetada por Oscar Niemeyer é dedicada a São Francisco de Assis. Me lembro que quando criança era apaixonada por uma foto da minha avó Anunciata bem em frente a igreja (ela também amava viajar). Feita a foto, seguimos em direção a Ouro Preto, pois daqui foram só mais 98 quilômetros da capital Mineira. (abaixo a fotinha na Igreja…rs).
A estrada é fantástica e vale o passeio com aquela vista de tirar o fôlego que Minas Gerais nos dá de presente em vários roteiros. Ao chegar em Ouro Preto, me fiz uma pergunta: “Não sei porque demorei tanto para conhecer este lugar incrível?”
Apesar de termos pouco tempo, pois estamos voltando de uma viagem de 10 dias e, o pouco que conhecemos foi apaixonante e, claro, um dia voltaremos para conhecer ainda mais pontos da cidade.

Vale lembrar a cidade foi palco de um dos momentos marcantes da história e isso faz com que um passeio por aquele ladeiras de paralelepípedo é uma verdadeira aula de história ao ar livre. Tivemos a sorte de na nossa primeira parada, na igreja São Francisco de Paula, um vendedor de arte em pedra sabão deu todas as dicas turísticas em uma bate papo rápido e com detalhes imperdíveis. Inclusive ele disse que ali se tem uma das vistas mais lindas da cidade e, concordo plenamente. A igreja é a mais alta de Ouro Preto, localizada no alto de um morro.  



A beleza da arquitetura colonial de Ouro Preto é incrível por si só. Passear por aquelas ruas (ladeiras) de paralelepípedos, faz parecer que  estamos em uma viagem no tempo, ainda mais se lembrarmos de toda a história da inconfidência mineira teve a cidade como cenário.



Circulamos a pé pelo centro histórico visitando alguns dos principais pontos turísticos. Passamos pela Praça Tiradentes, onde tem um monumento do seu “patrono” Joaquim José da Silva Xavier, o mais famoso dos inconfidentes. Os belos casarões de arquitetura colonial deixam a Praça ainda mais bonita. Bem em frente fica o Museu da Inconfidência ocupa a antiga Casa de Câmara e Cadeia de Vila Rica e é uma imponente construção com escadarias, janelas e sacadas, com um relógio em sua torre dos sinos.  

De lá fomos conhecer a Igreja Nossa Senhora do Carmo, que é considerada um dos mais importantes templos da arte colonial mineira. Ela foi decorada por Manuel Francisco Lisboa, pai de Aleijadinho. Outro destaque é que as portas, o lavabo, os púlpitos e alguns de seus altares são obras do próprio Aleijadinho. Paredes de azulejos portugueses, em azul e branco, que dão ainda mais elegância àquela igreja. Cada detalhe vale a pena, inclusive a vista das janelas no segundo andar da igreja. O horário para visitação é de 8h30 às 11h e de 13h às 17h, de terça a domingo. Aos domingos também tem missa às 8h30. A taxa de entrada é de R$3,00, gratuito para crianças de até 12 anos, religiosos, professores, residentes e estudantes de Ouro Preto.





Depois, caminhamos mais um pouco e precisamos pegar a estrada de volta para casa. Quando voltar quero fazer um City tour guiado para conhecer ainda mais sobre a história da cidade que foi a capital mineira de 1720 até o final do século XIX. Quero explorar também a feira de Artesanato em pedra sabão que fica em frente a Igreja São Francisco de Assis, e conhecer a igreja também. 






Passar em outras igrejas que não deu tempo de conhecer nas três horas em que passamos na cidade como a Igreja Nossa Senhora da Conceição, Igreja Nossa Senhora do Pilar, a Igreja São Francisco de Assis, a Igreja Nossa Senhora da Conceição, a Igreja Santa Efigênia dos Pretos, a Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos e a Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Brancos. Alem das igrejas, também quero ter tempo para visitar o Museu Casa dos Inconfidentes, no Mirante do Morro Sebastião, e na Mina do Veloso.

Comentários

Postar um comentário

Popular Posts