Monteiro Lobato /SP, uma cidade lindinha!

A pequena e charmosa Monteiro Lobato tem este nome por ser a cidade que abriga a antiga Fazenda do Visconde, hoje Sítio do Pica-Pau-Amarelo, local que pertenceu ao ilustre literário José Bento Monteiro Lobato, depois contarei sobre este lugar em um post só deles. Do Recanto das Cachoeiras até o centro da cidade dá pouco mais de 7 km e é bem tranquilo o trânsito. 


Uma pracinha charmosa, bem na entrada da cidade, tem o busto de Monteiro Lobato e bancos, postes antigos com lanternas charmosas, tudo muito bem restaurado. Outro chamariz são os jardins e árvores centenárias como a sibipiruna (espécie em extinção presente em todas as ruas do município), que são preservadas por seus moradores.



Lojas de artesanato, inclusive de bonecas de pano, são encontradas por todo o centrinho da cidade. Uma boneca Emília, por exemplo, sai por R$10,00.


No centro ainda há um antiquário muito legal, no qual o proprietário, sem nenhuma preguiça, te explica detalhes dos produtos, alguns até fizeram parte de sua família, como o capacete do seu avô, um pracinha da Revolução de 1932.

Os restaurantes, escolhemos um sugestivo com o nome de Tia Nastácia, já que estamos na cidade de Monteiro Lobato, tem alusão as suas obras. Geralmente os cardápios são comidas tropeiras e caipiras, deliciosamente feitas como se manda este estilo. Comemos o Menu Visconde (arroz, tutu de feijão, couve refogada, farofa caseira, polenta e batatas fritas) com acompanhamento de Costela do Tio Barnabé (costela com mandioca). Mas o cardápio é variado e cada prato tem o nome de um personagem do ilustre que foi morador naquelas terras.



Infelizmente não fomos até a igreja matriz, um dos pontos turísticos da cidade, porque ela estava fechada.

Comentários

Popular Posts