Um dia no Santuário de Nossa Senhora Aparecida

Terminando as férias escolares aproveitei e fiz uma aventurinha com minha mãe, minha filha e sobrinhas e fomos visitar o maior templo católico das Américas: a Basílica de Nossa Senhora Aparecida. Saímos de Nova Odessa às 9 horas e chegamos lá às 12h30. Fomos de carro, são quase 266 km e levamos pouco mais de três horas de viagem com uma parada para comer.
 Esta foto fiz em Outubro de 2018
Esta foto é no dia do nosso passeio, 30 de julho de 2019.

Para nós católicos, a igreja da padroeira do Brasil é um lugar mágico de muita devoção e fé. Independente da época do ano, claro que aumenta muito em outubro, que no dia 12 é o dia dela, atrai uma multidão de romeiros de todos o país e, do mundo.O complexo recebe cerca de 12 milhões de fiéis por ano. Porém, como fomos numa terça-feira, dia 30 de julho, encontramos o lugar bem tranquilo (sem muita gente).

Já da via Dutra, que passa ao lado do complexo, você já vê a arquitetônica basílica (construída em formato de cruz) que chama a atenção pelo tamanho, com suas cúpulas majestosas. Para se ter uma noção do tamanho, a igreja acomoda até 30 mil pessoas em torno do altar, que é 360 graus, pois fica exatamente no centro da basílica. Nosso acesso, como foi pela Dutra, foi feito pelo átrio dos apóstolos que é maravilhoso.

Nossa Senhora Aparecida
A imagem da Nossa Senhora Aparecida, nossa mãezinha, fica em um nicho todo dourado de pastilhas de porcelana pintadas a ouro (como ela merece) e, sem dúvida, é o local mais visitado. É emocionante ver a fé das pessoas aos passarem pela imagem e parar alguns instante diante a imagem para suas orações, pedidos e agradecimentos. É o meu momento de maior devoção, acredito que sejam para todos os católicos.

Interior da Basílica
A basílica toda é maravilhosa. A cúpula central, por exemplo, é uma obra de arte com 34 metros quadrados de diâmetro a 52 metros de altura. Você se senta ali embaixo e fica contemplando aquela grandiosidade daquilo, com revestidos com milhões de mosaicos.


Paredes que falam
Entre as curiosidades da basílica está o “mistério das paredes que falam”. O engenheiro do Santuário, Geraldo Neto, explica que esse é um fenômeno natural e que ocorre por conta da simetria, da geometria e dos materiais utilizados na estrutura dos pilares do Santuário. É fantástico, você fala no cantinho da parede e, do outro lado, a pessoa ouve perfeitamente o que foi falado. Parece um brincadeira de telefone sem fio. As crianças adoraram! No Instagram tenho o vídeo nos stories, é impressionante!

Subsolo
De lá fomos para o subsolo, onde concentra vários locais que precisam ser conhecidos. Minha sobrinha Isabela, aos 8 anos, queria muito achar o espaço dos Devotos Mirins, que é lindinho demais.

É lá no subsolo da basílica que fica a Sala de Promessas (Milagres), que tem seu teto forrado de fotos de pessoas que alcançaram as suas graças com a intercessão da Mãezinha, é lindo! Neste local também tem milhares de objetos, separados por categorias como imagens, roupas, artigos esportivos, roupas e objetos de famosos, que são enviadas para a igreja para agradecer. É emocionante. Tem a camiseta do Ronaldo Fenômeno, o vestido maravilhoso da Natália que foi Miss Brasil (quase Miss Universo), tem roupa de paquita, nossa, é uma infinidade de coisas. (também tem nos Stories do Insta).

No subsolo também tem lojinhas de artigos religiosos, livraria, tem um estúdio da TV Aparecida com transmissão ao vivo de alguns programas e, é impossível não parar para comer alguma coisa e tomar um café na Casa do Pão. O cheirinho de pão assando é fantástico. Como a cozinha é lá também, você consegue ver as pessoas fazendo os pães que são vendidos ali.

Velas e fé
Claro, não tem como não acender algumas velas para agradecer e pedir por nós e todos que necessitam de oração, então fomos a Capela das Velas. É uma estrutura excelente e você pode levar suas próprias velas de casa ou comprar lá, inclusive lá tem as opões de velas normais (com preço bom) e as recicladas, que saem mais barata (preço melhor ainda).


Bondinhos
Com duas adolescentes e uma criança, não resistimos ao bondinho, que desde 2014 é um dos atrativos do Santuário. O percurso é rapidinho e bem gostoso. Cada cabine (são 47 no total), cabem até 6 pessoas e o passeio todo percorre cerca de 1200 metros (passando por cima de uma parte da cidade, inclusive da via Dutra e, no ponto mais alto, chega a 115 metros de altura.

Embarcamos na estação Santuário  (ao lado da sala de imprensa) e desembarcamos lá em cima, no Morro do Cruzeiro, onde conhecemos o Mirante, que faz com que você tenha uma visão linda da basílica. Depois voltamos de bondinhos pois compramos ida e volta. Os ingressos para o bondinho, ida e volta + a entrada do Mirante custam R$ 30 (adulto) e R$ 15 (crianças de 6 a 12 anos e pessoas com mais de 60 anos).

Obs: Só achei muito caro, até porque estudante não paga meia, a partir de 12 anos paga inteira e, quando você vai com a família toda fica bem pesado desembolsar a quantia toda, ainda mais levando em conta que o lugar recebe pessoas de todo poder aquisitivo e, isso se transforma e um passeio muito caro.




Basílica Velha

Nunca tinha ido até a Basílica Velha, que quem está em excursão geralmente faz pela passarela da fé. Apesar de ser um lugar de muita devoção e pertencer a Igreja Católica também achei muito largada e suja, nem parece que é da mesma diocese, sendo muito para uma e, quase nada para a outra. Como fomos de carro, não tinha onde estacionar, tem muita gente que fica te abordando ao redor da igreja, o comercio ali é pujante e, infelizmente, faz com que você repense se vale a pena ir até lá. Valeu só para conhecermos. Da Basílica Velha já pegamos a estrada de volta para casa com todo mundo feliz, inclusive a Isabelinha que “adorou a viagem”. 

Comentários

Popular Posts