Um paraíso chamado "Plantarum"

Tenho orgulho de ser novaodessense, sempre tive. Mesmo quando ninguém nem sabia onde ficava a cidade e tínhamos que explicar: “é uma cidade ao lado de Americana”, que mais tarde virou a “ah, sei, é rota de fuga do pedágio”. Mas, hoje, quando falo que moro em Nova Odessa é gratificante ver que as pessoas associam a cidade a este paraíso chamado Jardim Botânico PlantarumConfesso, é um privilégio morar tão perto do maior jardim botânico da América Latina em número de espécies. O lugar foi idealizado pelo engenheiro agrônomo e botânico Harri Lorenzi, possui mais de 3,6 mil de plantas em uma área de 80 mil metros quadrados e foi aberto ao público em 2011. 
A fachada já nos motiva a entrar e conhecer. Logo na entrada, saindo da belíssima recepção clássica, com seus moveis e arquitetura antiga como uma casa de fazenda, logo ao lado esquerdo de quem entra se vê uma bailarina/ ninfa que paira sob um espelho d’água repleto de vitorias régias, inclusive tive a sorte de vê-las floridas.
São diversos jardins temáticos, lagos belíssimos, bosques com cores e aromas diferentes a cada cantinho. Jardim e coleções científicas fantásticas são um encanto a parte. As plantas são distribuídas de acordo com suas características e necessidades. Entre as milhares de espécies, o jardim possui plantas raras, como árvore-do-imperador. 



Ah, vale falar também sobre o restaurante Naiah que fica na recepção do Jardim Botânico, com gastronomia fantástica e muito reservado. Sob o comando do chef Henrique Nunes, as preparações contam inclusive com plantas alimentícias não convencionais, as PANCS, a exemplo do espaguete de vitória régia. Dentro do jardim também há o Naiah Deck, com serviços de self-service e lanchonete.
Os visitantes podem criar seu próprio roteiro para explorar o jardim com a ajuda de um guia/mapa de visitação e com a ajuda das placas, pois o local é bem sinalizado.





Além do turismo o instituto realiza um trabalho de conservação de espécies de plantas ameaçadas, intercâmbio científico com outros jardins botânicos, instituições nacionais e internacionais, publicação de artigos científicos, apoio técnico a entidades congêneres e educação ambiental para crianças, jovens e adultos. Há também como agendar a "Visita Guiada" acompanhada por monitores da Plantarum quando estiver em grupo. O espaço também oferece oficinas e cursos na área botânica, além de sediar eventos tanto fechados quanto abertos ao público, eles divulgam tudo no Instagram

Apesar de enorme, a área de visitação não conta com problemas para locomoção como degraus e falta de calçamento, o que facilita para carrinhos de bebê e pessoas com a mobilidade reduzida. O jardim também possui 2 cadeiras de rodas aos visitantes, que podem ser reservadas previamente pelo (19) 3466-5587.
No site deles, que é ótimo, você encontra todas as informações. O Jardim Botânico abre de quarta a domingo, das 9 às 17 horas. Os ingressos custam de quarta, sexta, sábado e domingo R$ 30,00 por pessoa. A meia-entrada é concedida a estudantes com carteira de identificação estudantil; pessoas com mais de 60 anos com documentação que comprove sua idade; pessoas portadoras de deficiência física, intelectual, auditiva e visual e um de seus acompanhantes; e professores das redes de ensino que comprovem o exercício atual da profissão. As quintas-feiras (exceto feriados), todos pagam meia-entrada, ou seja, R$ 15,00. Gratuidade para crianças de até 5 anos. São aceitos cartões de crédito ou débito e dinheiro.
Bom, agora é só conhecer pessoalmente. O Jardim Botânico Plantarum fica na Avenida Brasil, nº 2000, Jardim Marajoara, Nova Odessa, SP.

Comentários

Popular Posts