‘N.Odessa- Sul da Bahia’ de carro!


Em outubro de 2018 tiramos 15 dias de férias e, em um domingo a noite, fechamos nossa Road Trip Nova Odessa/Sul da Bahia. Pesquisamos as rotas, decidimos as paradas, fizemos as reservas pelo Booking, ajeitamos o carro, lanchinhos e nosso kit de viagem e lá fomos nós dois a bordo do Troller amarelo para umas das melhores aventuras juntos. Foram nove dias sensacionais que contarei abaixo!
Saímos de Nova Odessa às 5 horas da manhã do dia 13 e, como estávamos na Dutra, por eu ser católica, demos uma paradinha no Santuário de Nossa Senhora Aparecida, um dia após a comemoração do dia da padroeira do Brasil! Agradeci imensamente por tudo e aproveitei para pedir proteção para a nossa viagem que só estava começando.


De lá, seguimos direto até Guarapari/ ES, cidade que chegamos ao anoitecer (como ainda não era horário de verão). Ao todo foram mais de 992 quilômetros em quase 14 horas direto de viagem. Lá ficamos hospedados no Hotel Raio de Sol , que infelizmente não lembro o nome do proprietário, mas que foi muito atencioso e simpático. Simples porém muito limpo, organizado e bem localizado, pois fica no Centro de Guarapari, a apenas 300 metros da Praia das Castanheiras, sendo assim, aproveitamos para dar uma volta na cidade a pé para conhecer.
Já cedo, no dia 14, tomamos café e como tínhamos combinado, conheceríamos o Espirito Santos pelas suas praias. Em Guarapari passamos por Bacutia, Castanheiras e a praia dos Adventistas. Como o Carlão é adventista e lá tem um acampamento para qual seu colégio fazia excursões e, sempre foi uma vontade dele, que na época não conseguia ir. Passamos conhecer este local também. Confesso que foi bem emocionante vê-lo conhecendo aquele lugar de onde ele mantinha uma certa curiosidade sobre o local, além de muitos sonhos. Como tínhamos 346 quilômetros até Itaúnas, nossa segunda parada, seguimos por Vila Velha, Vitória (que uma capital belíssima) e, para nossa surpresa, em um trecho da estrada, em Ibiraçu, no ES, encontramos uma parada que era como um Mosteiro Budista. Tivemos que descer um pouco para ver de perto. Valeu a parada!




Ainda no Espírito Santo, chegamos no nosso segundo trecho em Itaúnas, que é uma pequena vila turística de Conceição da Barra, muito famosa por suas praias, pela paisagem marcante das Dunas e, segundo os nativos, pela tradição do forró pé-de-serra (em junho ou julho acontece um festival na vila). Quem caminha sobre as dunas de Itaúnas, está passeando sobre a história de uma vila que foi, aos poucos, sendo coberta pela areia fina até desaparecer. Bastam algumas horas de conversa com moradores mais antigos, para entender por que o local é cercado de lendas. Por conta disso, o local é um parque Estadual das Dunas que se tem que fazer uma boa caminhada até a praia.  Lá ficamos na Pousada Cravo e Canela. Atendimento nota 10, tudo simples, mas bem limpinho e cheio de detalhes. Ficamos no quarto amor e no café da manhã tinha um pudim de pão, no qual a Nequinha chamou de outro nome que não me lembro, mas estava de comer rezando. 







Assim atravessamos o ES. De Itaúnas seguimos viagem para o Sul da Bahia e fomos pelas praias até Alcobaça. Praias desertas, lindas e de água morna (livre de esgoto) que são propícias para o aparecimento de baleias, bem como são destacadas no portal da cidade. A estrada é bem razoável, como fomos de Troller, chegamos tranquilamente. Em Prado, no sul da Bahia, as praias são maravilhosas também. Entre falésias, pequenas praias se formam e são um convite para uma paradinha, como a Praia do Tororão e Praia das Ostras, no caminho lindo até Cumuruxatiba, que seria a nossa terceira parada. Ao todo, mais 243 quilômetros, porém feitos em pouco mais de 4h30 minutos por conta das trilhas, que tínhamos acesso apenas pelo Google Maps em modo off-line, já que lá não tem nada sinal de internet.





Em Cumuruxatiba, indicação da amiga @lujandotti (bem como Itaúnas) tivemos a grata surpresa de encontrar um pedacinho do paraíso com mar quentinho e calmo. Ficamos hospedados na Pousada Rio do Peixe que é top. Quando se está indo no caminho de terra, com alguns pontos até complicados, não tínhamos noção do charme de pousada que encontraríamos. Atendimento nota 10, qualidade, conforto, luxo e limpeza. Ficamos surpresos e felizes com a estadia que infelizmente durou só um dia, queríamos ter ficado mais. Voltaremos com certeza. A praia é um encanto, parece uma “piscininha amor” (risos)!



Como tínhamos que seguir viagem, cedinho no dia 16, seguimos mais 185 quilômetros até a Praia do Espelho, em Trancoso, mas preste atenção no tempo em que levamos para percorrer este menor trecho da nossa viagem: 4h35 minutos. A estrada além de totalmente deserta era bem complicada, mesmo de 4X4, foi uma aventura. Porém o caminho era lindo. Diferente do que aprendemos na escola sobre o Descobrimento do Brasil, ao lado de Cumuru está a Barra do Rio Cahy, que já é reconhecida oficialmente como o local do primeiro contato dos descobridores portugueses com os índios em 22 de abril de 1500. De lá avistamos nitidamente o Monte Pascoal. Depois deste mergulho na história e de muito acesso de riso pelo nervoso de ver que o Carlão não acreditada muito no meu roteiro, achando que estava levando nós dois para lugar nenhum, chegamos na Praia do Espelho/Curuípe, um paraíso intocável no extremo-sul da Bahia, entre falésias e um mar de águas calmas e cristalinas.



Inicialmente ficaríamos no Recanto do Espelho, mas, chegando lá, fomos apresentados a um outro empreendimento do grupo: a então Pousada Enseada do Espelho. Depois que conheci, não quis mais voltar para o antigo (que também era bom). Que lugar MARAVILHOSO! Parece uma casa de praia pé na areia, com muitos detalhes lindos na decoração, um atendimento nota 10 e uma localização fantástica. Nem se chega de carro até lá! Nosso quarto foi o Melissa, no térreo com varanda com rede. Quando entramos, que surpresa, a cama queen com dossel, muitos hibiscos na decoração do quarto e do banheiro, lençóis de algodão egípcio, roupões, ar condicionado amenities da Natura, tudo que faz você se sentir uma princesa, ainda mais quando se está há dias na estrada!







Além do jantar neste paraíso que foi tudo de bom, o café da manhã, servido na praia foi inesquecível. Não tem uma guloseima que eu não me lembre com água na boca, inclusive as tapiocas feitas na hora. Este paraíso tem até uma arara de estimação chamada Flor, que adorou um chamego. Eu ficaria até um mês neste lugar dos sonhos. Nem preciso falar que um dia pretendo voltar!


Como nossa viagem tinha que continuar, pois tínhamos reservas em Porto Seguro, seguimos mais 63 quilômetros, pouco mais de 2 horas de estrada (trilha de areia mais estradas de asfalto) até Porto. Chegamos na cidade, já fizemos a rota do descobrimentos e os pontos turísticos e de lá, seguimos para o Village Mutá, na praia do Mutá, lugar onde ficamos os últimos 3 dias para descansar e voltar pra casa. Em Porto o que valeu muito a pena foi ter feito o passeio do Parque Marinho de Recife de Fora, e ter conhecido o bom atendimento da Cabana do Portuga, na Praia de Coroa Vermelha. Infelizmente ano a ano Porto seguro fica com mais turistas que não se preocupam em sujar as praias. É revoltante como as pessoas deixam seus lixos para trás. Mas, nem vou escrever sobre isso aqui porque neste post quero falar apenas de coisas boas.









E, como não dá para viver de férias, no dia 20 de outubro iniciamos nosso retorno seguindo diretão (e com chuva) de Porto Seguro até Belo Horizonte, dormimos na capital mineira e no domingo, dia 21, passeamos na cidade, conhecemos alguns pontos Turísticos (que contarei em outra postagem), seguimos para Ouro Preto, cidade que também merece uma postagem só dela e encerramos viagem com mais 1.825 quilômetros de estrada.
Depois desta experiência fantástica, já estamos pensando qual será a nossa próxima road trip!

Comentários

  1. Fantástico Lú, ótimo texto!! Deu vontade de voltar pra lá.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lú, que delícia. Sabe que paramos em Itaúnas e Cumuru porque vc nos indicou e, juro, foram dicas fantásticas. Beijocas e mais uma vez, obrigada!

      Excluir
  2. Muito legal ir de carro e fazer várias paradas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Confesso que foi uma experiência incrível. Já tínhamos feito uma viagem parecida para Bonito (http://www.entremapasemilhas.com/2018/12/ja-tinhamos-ouvidos-falar-sobre-as.html) , mas com 5 paradas em lugares perfeitos, foi só esta mesmo. Já estamos pensando em um roteiro legal para a próxima aventura! Fica a dica, vale muito a pena!

      Excluir

Postar um comentário

Popular Posts